terça-feira, 19 de maio de 2009

Duque de Caxias, 05 de maio de 2009

Nesta aula, continuamos trabalhando com o texto "Processos Iniciais de Leitura e Escrita". Desta vez, estudamos sobre o modo de como trabalhar com o aluno nas diversidades, tanto do país como de sua própria rotina. As questões do país poderiam ser trabalhadas envolvendo teatro, ou até mesmo situações qie levassem os alunos a discutirem sobre o assunto. Já a questão da rotina, poderia ser trabalhada com as diferenças que existem dentro da turma em que o aluno estuda. Poderiam ser desenvolvidas atividades onde os alunos teriam que recriar histórias, abordando questões sobre o belo e o feio, o mocinho e o vilão, etc. Também discutimos o poder que a internet, hoje, tem sobre a escrita da criança, isso no que se refere à acentuações ou palavras estrangeiras. Essa mudança de hábito acaba que sendo transferida para a escola, de modo a prejudicar o aluno. Um outro ponto é trabalhar com a pronúncia das crianças, em relação a troca de letras, como P e B, F e V, etc. Bom, por enquanto, é isso! Até a próxima!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Duque de Caxias, 04 de maio de 2009.

Minha 1ª aula de Tae de Português I c/ o profº Ivan foi muito legal de se assistir. Na verdade, essa é a 4ª aula dessa disciplina, mas por conta do SAID, só agora pude assisti-la. Ivan retomou o texto "Processos Iniciais de Leitura e Escrita", de maneira a mostrar as diferenças existentes entre cartas, bilhetes e avisos. Todas essas diferenças devem ser passadas às crianças de modo que elas consigam formular estes com seus diferentes elementos. Desde cedo, a criança começa a ter contato c/ o mundo da escrita, das imagens, da digitalização. Portanto, não existe um momento exato p/ que ela comece a ter contato com tudo isso. Segundo o texto, a criança que tenha entre 4 e 5 anos já tem uma familiaridade c/ o mundo dos sons. Ela já compreende que os sons de certas letras mudam e tbm, já reconhecem nomes escritos através de suas imagens (OI, TIM, CLARO, VIVO). Uma maneira de se trabalhar a fala da criança é c/ textos orais, onde se pode recontar histórias ouvidas ou como foi o seu dia. Facilitando essa parte, o desenvolvimento da escrita se dará de maneira mais fácil. É claro que tudo isso depende dos estímulos que a criança recebe. Bom, é isso!

Liberdade

Liberdade: possibilidade de duvidar, de cometer um erro, de procurar e experimentar... possibilidade de, no meio deste mundo semeado pela dor, pela fome, pela desigualdade, pela violência, você descobrir um mundo belo, apaixonante, um mundo de convite ao prazer: o mundo do amor!

Ignaldo Silone / Hermínio Sargentim