terça-feira, 19 de maio de 2009

Duque de Caxias, 05 de maio de 2009

Nesta aula, continuamos trabalhando com o texto "Processos Iniciais de Leitura e Escrita". Desta vez, estudamos sobre o modo de como trabalhar com o aluno nas diversidades, tanto do país como de sua própria rotina. As questões do país poderiam ser trabalhadas envolvendo teatro, ou até mesmo situações qie levassem os alunos a discutirem sobre o assunto. Já a questão da rotina, poderia ser trabalhada com as diferenças que existem dentro da turma em que o aluno estuda. Poderiam ser desenvolvidas atividades onde os alunos teriam que recriar histórias, abordando questões sobre o belo e o feio, o mocinho e o vilão, etc. Também discutimos o poder que a internet, hoje, tem sobre a escrita da criança, isso no que se refere à acentuações ou palavras estrangeiras. Essa mudança de hábito acaba que sendo transferida para a escola, de modo a prejudicar o aluno. Um outro ponto é trabalhar com a pronúncia das crianças, em relação a troca de letras, como P e B, F e V, etc. Bom, por enquanto, é isso! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Monique, faltam atividades em seu portfólio. Confira:
    - pesquisa sobre gêneros textuais e tipologias textuais;
    - atividades, a partir do texto processos iniciais de leitura e escrita;

    As reflexões precisam focalizar os aspectos teóricos e devem ser vinculados à prática.

    Atenção aos propósitos e aos descritores. Aliás, você ainda não os colocou aqui.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que aponte mais aspectos teóricos do texto lido. Além disso, procure estabelecer a relação entre teoria e prática.

    ResponderExcluir