sexta-feira, 5 de junho de 2009

Duque de Caxias, 12 de maio de 2009.

Olá, boa tarde a todos!
Bom, é com um pouco de atraso, mas só venho agora a postar a aula do dia 12 de maio. Faltei neste dia por motivos de força maior, mas procurei me informar com minhas amigas sobre o conteúdo da aula. E justamente nessa aula, professor Ivan resolve aplicar um exercício reflexivo à turma, sendo este feito em duplas. No meu caso, como faltei, Ivan me deu a opção de que eu respondesse as questões e as enviasse por e-mail para que ele analizasse.
O exercício se tratava de 5 questões que deveriam ser respondidas individualmente e, enviadas ao e-mail do professor. Após ele reenviaria as questões, sendo que agora, trocadas, ou seja, para a outra pessoa da dupla. Esta deveria avaliar as respostas das questões do companheiro e fazer uma análise crítica.
Exercício à parte, Ivan retornou novamente ao texto da aula anterior.
Bom, é somente isso que tenho a postar sobre a aula deste dia.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. O objetivo da aula era, justamente, alterar a lógica "transmissivista ou meramente centrada nos conhecimentos e domínios do professor".

    A atividade tinha o objetivo de explorar, em detalhes, o texto lido e de diagnosticar como vocês estão realizando as leituras dos textos.

    Após as respostas, o diagnóstico feito demonstrou que, normalmente, continuamos seguindo o velho paradigma de fazer recortes e colagens, sem a devida aproximação e aprofundamento com as ideias do texto.

    O texto focaliza um dos aspectos da ementa e, portanto, se coloca como necessário para que o futuro pedagogo reflita a respeito.

    Além disso, percebeu-se que grande parte da turma enfrenta dificuldades para realizar as leituras dos textos. Assim, a atividade se consubstanciou, também, numa possibilidade de estudo! Ao ser encaminhado para a análise, o exercício proporcionou que o texto fosse explorado de modo integral. As explicações posteriores ocorreram após o diagnóstico (as respostas). Estas explicações contribuíram para a auto-avaliação e para que os "analisadores se sentissem mais seguros" para analisar os textos alheios.

    Espero que, ao final do processo, vocês tenham compreendido as finalidades e intenções dessa atividade.

    ResponderExcluir