terça-feira, 16 de junho de 2009

PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:

1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;

2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;

3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;

4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;

5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;



PROPÓSITOS ESPECÍFICOS

1. Relatar as aulas;
2. Opinar sobre o conteúdo estudado;
3. Focar no assunto discutido em sala de aula.


DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)

1. Cumprimento dos propósitos gerais;

2. Cumprimento do propósito específico;

3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)

4. Construção processual (ao longo do semestre)

5. Organização que facilite a compreensão das produções;

6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;

7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)

8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)

9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;

10. Apresentação de síntese conclusiva;

11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;

Nenhum comentário:

Postar um comentário