Duque de Caxias, 16 de junho de 2009.
Olá! Já faz algum tempo que não envio nenhuma postagem para meu blog por motivos de força maior que me fizeram afastar. Sei que nenhuma explicação é o suficiente para justificar os atrasos das minhas postagens, então não perderei tempo com explicações. Vamos ao que interessa!
Na aula do dia 16 de junho foi feita a segunda parte da socialização dos blogs, conduzida pelo professor Ivan. Foram esclarecidas algumas dúvidas alguns contratempos e dificuldades de acesso ao blog por alguns participantes deste momento. Foi deixado claro que as postagens devem ter mais informações sobre o texto trabalhado, além da discussão feita em sala de aula. Devem também ser associadas a outros recursos da internet. Após, foi iniciada a aula com o texto “Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização Inicial na Escola: Perspectiva Sociolingüístico”, de Erik Jacobson.
Se tratando de alfabetização, existem diferentes maneiras de se transmitir para a criança todo o processo da escrita. Isso depende da região do país. Essa variedade pode ser aproveitada em sala de aula pelo professor para que, ele próprio e os alunos, conheçam essa diversidade. Esse tipo de trabalho engrandece o aluno, pois ele, além de se identificar, saberá reconhecer essas diferenças quando surgir a oportunidade.
Outro ponto da discussão foi de que, se a criança tem consciência da maneira de como se escreve uma palavra, ela consequentemente, a pronunciará corretamente. Para isso, é preciso que ela tenha contato com vários tipos de textos e que estes façam parte do seu cotidiano. Caso a criança esteja falando palavras de maneira errada, pode-se considerar o meio em que ela vive como principal influente dessa fase, que deverá ser corrigida. A escola deve trabalhar de maneira a atender a essa dificuldade, como tantas outras que algumas crianças provavelmente terão.
Nessa construção da fala e da escrita, a criança tomará como base seus principais ambientes de convívio: a escola e a família. Mas, a forma de expressão de uma é diferente da outra. É preciso haver uma interação entre ambas afim de que, juntas, sigam um mesmo objetivo.
O texto traz uma expressão nova, que é KEEP, e que se trata da valorização da participação da criança numa determinada atividade. Esse engrandecimento que se dá a criança despertará nela a confiança, criatividade e espontaneidade para atividades maiores no futuro. E essa criatividade e confiança se mostrarão através da sua forma de falar, da sua criatividade em contar histórias e causos.
Por agora, é somente isso.
Até a próxima!
terça-feira, 14 de julho de 2009
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