Atividade com as respostas do texto feitas em duplas (no meu caso, individualmente)
A atividade conversacional se dá entre duas ou mais pessoas, onde acontece uma alternância entre elas, expondo ideias sobre diversos temas. Tal atividade pode ser caracterizada como encontro relativamente simétrico ou relativamente assimétrico. O 1º, a conversação acontece de maneira que ambos os interlocutores tem o direito de tomar a palavra e também de escolher o assunto a ser conversado. Já o 2º, ocorre uma vantagem na questão do uso da palavra, onde apenas um dos interlocutores começa e conduz a conversa.
Segundo Ventola, são 4 as variáveis que compõem a estrutura da conversação: 1º Tópico ou assunto, que é um meio de estabelecimento e manutenção dos relacionamentos sociais, já que abre e mantém a via de comunicação, propiciando o contato entre os participantes; 2º Situação, que se trata de um encontro face a face e, num assunto aparentemente superficial, os participantes ficam atentos ao que se fala e como se fala; 3º Os papéis dos participantes, que diz que cada participante tem um comportamento diferente, dependendo da situação em que se encontre, desempenhando, assim, vários papéis; 4º E o modo do discurso, que acontece de maneira diferente, dependendo do grau de formalidade que a situação exija. Em relação ao meio, a comunicação acontece através da internet, telefone, etc.
O nível global acontece ao mesmo tempo em que a organização local acontece, obedecendo a certas normas de organização global, referindo ao tópico discursivo;
Ex.:
E Chapeuzinho foi pelo BOsque a caminho da casa da VOVOzinha. Chegando LÁ, ela perguntou a Chapeuzinho: - OLÁ vovó, posso abrir a porta?. E a suposta vovó disse: - Claro que POde minha NEtinha QUErida!
O nivel local é estabelecida por meio de turnos, onde os interlocutores se revesam em suas falas.
Ex.:
L1 quer brincar comigo?
L2 quero sim...vamos
L1 onde?
L2 aqui...vem.
Coesão referencial: presença de reiteração do item lexical. Grande incidência de repetições;
Ex.: Ela foi estudar na parte da manhã. Chegou em casa, almoçou e começou a estudar novamente. À noite, foi à padaria, passou no mercado, voltou para casa, lanchou e retornou a estudar...
Coesão recorrencial: presença de paráfrase como elemento coesivo
Ex.:
Coesão sequencial: observadas através de conectores (intra - dentro da fala; e interturnos - entre uma fala e outra), podendo caracterizar várias funções;
Ex.:
L1 Vamos
L2 onde?
L1 ao mercado.
L2 novamente...]
Turno: define-se como a produção de um falante enquanto ele fala, podendo haver a possibilidade de silêncio. Durante a conversação, ocorre um alternância dos participantes, tornand0-se ouvinte e falante. Pode-se caracterizar por uma sucessão de turnos;
Ex.:
L1 Oi, tudo bem?
L2 Tudo bem, e você?
L1 Bem.
L2 Então vou indo!
L1 Até a próxima!
Tópico Discursivo: acontece num contexto onde dois ou mais interlocutores tratam do assunto de sua conversação;
Ex.:
L1 Quer ajuda?
L2 Sim, eu aceito
L2 Pegue aquele objeto por favor.
L1 Sim
L2 Muito obrigada.
Marcadores conversacionais: é produzido tanto pelo falante como pelo ouvinte. São ex. de marcadores elementos como: claro, certo, viu,sabe. Os marcadores prosódicos abrangem os contornos entonacionais: ascendente, descendente, constante; as pausas, o tom de voz, o ritmo,a velocidade, etc. Eles se subdividem em marcadores simples, composto e oracional.
Ex.:
L1 Muitas clientes reclamaram das peças de roupas que compraram e que NEM puderam usa-las. Então, a gerente entrou em contato com a supervisora afim de solucionar o problema. Obedecendo as ordens, a gerente pediu que todas deixassem suas peças para análise e retornassem na data combinada.
Par adjacente: produzido com elementos com relação de interação, onde tal conversação se dá de modo que que haja uma situação de resposta-pergunta, convite-aceitação ou recusa, saudação-saudação, etc.
Ex.:
L1 O barato sempre sai caro, concorda?
L2 Concordo...mas o caro fica mais dificil de se ter
L1 Mesmo assim, o caro é sempre melhor...
terça-feira, 28 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário